Orientação para pais

Oferecemos um programa de Orientação para pais de crianças e adolescentes, que poderá auxiliá-los em suas práticas parentais. 

Comumente, crianças e adolescentes podem apresentar problemas de comportamento que podem ser referentes à ansiedade, ao retraimento e à depressão ou correspondem a comportamento de desafio, impulsividade, agressão e hiperatividade. 

E a orientação para pais, pode ser essencial para lidar com tais dificuldades. 

O programa é utilizado em diferentes contextos familiares, incluindo pais biológicos, solteiros, recasados e adotivos, e tem sido realizado de forma online através de videoconferência ou presencialmente na sede da Harmonie. 

Quando e por quais motivos procurar uma orientação para pais?

A orientação para pais pode ocorrer antes mesmo dos problemas de comportamento se configurarem transtornos propriamente ditos, pois comportamentos como desobediência, agressividade, timidez e tristeza, podem ocorrer desde muito cedo no repertório infantil, e podem ser percursores de problemas maiores no futuro. Desse modo, uma orientação adequada pode auxiliar os pais a manejá-los de maneira apropriada, diminuindo a probabilidade de aumentarem em frequência e intensidade. 

 

Mesmo quando bebês é possível programar intervenções de orientação para pais, maximizando as interações positivas e estimulando o desenvolvimento. Desse modo, a orientação a pais pode ser utilizada para tratar problemas de comportamento, para preveni-los ou para favorecer o desenvolvimento pleno na infância e na adolescência. 

Nosso Objetivo

Nosso objetivo profissional é aumentar as práticas parentais positivas, apoiar e desenvolver habilidades parentais efetivas, ensinar estratégias eficazes para resolver problemas, promover comportamentos que são importantes para os pais e os filhos.

Como funciona:

A orientação aos pais, são realizadas para todos os pais de crianças e adolescentes que fazem tratamento com algum(a) das(os) Psicólogas(os) da Harmonie. Mas também é totalmente agendar, sem que os filhos estejam em tratamento. 

Se o objetivo é somente o serviço de orientação para pais, geralmente o programa são de 10 sessões, podendo ser estendido. 

× Como posso te ajudar?