Como estão suas resoluções de Ano Novo?

Mais um ano chegando ao fim, estamos nos últimos dias de 2019. Geralmente esse é um período que fazemos balanços e reflexões. Avaliamos o que foi bom e o que não foi e começamos a preparação mental para o novo ano. É nessa época que começamos a pensar naquela lista de coisas que queremos fazer, mudar, aprender para os próximos 365 que se aproxima.

Estabelecer metas é uma forma de manter a motivação em dia. E você, já começou a pensar nas suas resoluções de ano novo?

Com a ajuda de uma enquete que fizemos em nossas redes sociais e com toda a equipe da Harmonie separamos 8 resoluções de Ano Novo mais comuns:

  1. Ganhar mais dinheiro

Mesmo as pessoas ricas estão sempre buscando maneiras de ganhar mais dinheiro. Nós pessoas comuns, podemos usar fontes adicionais de renda para tornar a vida um pouco mais confortável. Atualmente, com o uso da internet, ampliamos as possibilidades de vender e fazer negócios. Há também ótimos canais na internet de especialistas nos ensinando a poupar e investir dinheiro.

Seja para ter renda extra como também para objetivos como ser promovido ou encontrar um novo emprego, comece avaliando a sua situação atual, elabore um plano e coloque-o em ação assim que possível. Se precisar de ajuda para perceber a sua relação com dinheiro, a psicoterapia pode ser uma ferramenta bastante útil.

2. Reduzir o estresse

O estresse é um efeito colateral do nosso estilo de vida moderno e agitado. Aprender a gerenciar e reduzir o estresse passa a ser fundamental nos dias de atuais. Há algumas estratégias que podem contribuir para essa meta, podemos fazer caminhadas, ouvir músicas que nos ajude a manter a calma, usar técnicas de respiração e uma importante: aprender a dizer não.

3. Parar de fumar

Essa é uma importante decisão para a sua saúde e também para o seu bolso. O tabagismo é responsável por aumentar os riscos de câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica e derrame cerebral. Ele é responsável por muitas mortes!

Sabemos que para cumprir essa meta, não é fácil e será necessário um plano.

Talvez seja importante entender o que o cigarro representa emocionalmente para você. A terapia pode ser uma excelente aliada nesse momento. No decorrer do processo, é possível compreender suas crenças, comportamentos e emoções ligados ao cigarro e se ver livre do vício. Você sabia disso?

4. Ser mais feliz

Quem não quer, não é mesmo? E a felicidade é um estado ideal e que nem sempre conseguimos sentir. Seja por situações ruins e difíceis estarem acontecendo, seja devido a um transtorno de humor. O que podemos praticar e que está em nosso controle é, reconhecer quando tudo está bem e contemplar. Nos proporcionar momentos de alegria, ajuda a reforçar o sentimento de felicidade.

O autoconhecimento pode ser um aliado aqui nesta resolução, pois quando nos conhecemos, sabemos identificar quais são os nossos limites, o que queremos, o que gostamos, e a medida que vamos tendo experiências baseados em nossas vontades e verdades, vamos ampliando a nossa autoestima, nossa autoconfiança e vamos nos sentindo mais alegres e felizes.

5. Parar de procrastinar

Costumamos adiar tarefas importantes porque elas parecem muito difíceis ou porque achamos que vamos dar conta lá no futuro. No entanto, a procrastinação acaba gerando frustrações e isso pode nos causar desiquilíbrio físico e mental.

Se essa é sua meta para 2020, você pode começar adotando um caderno, uma agenda ou um planner. Liste as tarefas mais importantes e comece o dia por elas.

Mais uma vez aqui, o autoconhecimento é bem-vindo, pois você pode observar e reconhecer qual é o período do dia em que é mais produtivo. Exemplo: Se você estiver mais disposta a praticar exercícios pela manhã do que a noite, é bom planejar-se para que todos os dias você acorde determinado horário e pratique.

Uma outra sugestão, é afastar-se das distrações! Quando precisar se concentrar em uma tarefa, feche os e-mail´s, saia das redes sociais e se preciso, coloque o celular no modo avião.

Procrastinar é um hábito e pode ser modificado!

6. Encontrar um novo amor

A neurociência comprova que o amor provoca transformações químicas em nosso corpo. Para amar uma pessoa é fundamental que tenhamos amor próprio e mais uma vez aqui, citamos o autoconhecimento como o maior dos aliados. Muitas vezes nos sabotamos ou entramos em relações ruins, por querermos preencher alguns vazios através de outras pessoas. Eis então que a autoestima e amor próprio são fundamentais para que consigamos nos colocar em relações saudáveis.

7. Dormir mais e melhor

Essa pode ser a sua meta para 2020 e ela é muito importante. Dormir 8 horas por dia, um sono de qualidade previne a obesidade, fortalece a memória, previne a depressão, controla doenças como o diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares além de melhorar o desempenho no trabalho. Para um sono de qualidade procure manter uma rotina à noite e respeitar o horário de dormir. Desligue a televisão e o celular no modo avião.

Uma boa técnica é colocar um despertador que te avise o horário de dormir. Nesse momento apague eletrônicos, deixe o ambiente escuro, tenha um bom travesseiro e vai aos poucos desligando e se entregando ao descanso.

8. Emagrecer

Essa é uma das metas mais ouvidas e se esse for o seu desejo, procure fazer isso de forma sustentável. Evite aderir a dietas da moda, sem antes saber como está a sua saúde e entender como funciona o seu metabolismo. Agende uma consulta com um nutricionista, aprenda a se alimentar corretamente, com alimentos que trazem os nutrientes necessários para que você tenha maior energia e disposição no dia a dia.

Caso você perceba que não consegue resistir a alimentos que não fazem bem a saúde, talvez seja importante entender qual é a sua relação emocional com a comida. Quais são os gatilhos que te levam ao excesso de calorias. Nesses casos, além do nutricionista pode ser necessário o acompanhamento de um psicólogo.

E você, nos conte quais são as suas resoluções para 2020? Vamos adorar saber!

E se você precisar de uma ajuda dos nossos psicólogos, conte conosco! Atendemos presencial em nossa clínica e também on-line. Fale conosco:

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