Você já ouviu falar sobre Psicopedagogia e Avaliação Psicopedagógica?

Queremos aqui explicar sobre o trabalho dos profissionais especialistas, sobre o que é, quais são os motivos para realizar uma Avaliação Psicopedagógica e a sua importância.

A psicopedagogia é um campo de atuação construído a partir da pedagogia e a psicologia recebendo também influências tanto da psicanálise como da psicologia cognitiva.

A psicopedagogia estuda a aprendizagem humana em todas as fases da vida, afinal estamos em constante aprendizado desde que nascemos, como por exemplo: mastigar, andar, falar e são inúmeros os conhecimentos adquiridos durante a vida. Mas é no período escolar que podem acontecer dificuldades de aprendizagem, pois é onde demanda as habilidades para que o aprendizado aconteça.

Sobre o trabalho do Psicopedagogo

O objetivo dos profissionais que trabalham na Psicopedagogia é identificar as Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem que podem ser de origem cognitiva, emocionais ou pedagógicas e elaborar reabilitação cognitiva (intervenções) destes transtornos para facilitar o processo de aprendizagem.

Avaliação Psicopedagógica e Tratamentos

A avaliação psicopedagógica cognitiva é composta por entrevistas aos pais  e diversos testes  para identificar quais habilidades estão deficitárias. São aplicados testes para avaliar:

  • Memória
  • Atenção
  • Planejamento
  • Flexibilidade Cognitiva
  • Tomada de decisão
  • Psicomotricidade
  • Linguagem
  • Leitura
  • Escrita
  • Aritmética (matemática)
  • Motivação escolar
  • Estratégia de aprendizagem

Além disso, o psicopedagogo avalia pessoas com dificuldade de aprendizagem e com Transtorno de Desenvolvimento, como: Dislexia, Discalculia, Disortografia, TEA (Transtorno do Espectro Austista), TDAH (Transtorno de atenção e Hiperatividade), Deficiência Intelectual entre outros.

Após dar a devolutiva com a hipótese diagnóstica, o psicopedagogo elabora e realiza ações de tratamento destes Transtornos, conforme necessidade de cada paciente, ajudando a desenvolver habilidades e estratégias para minimizar os prejuízos. O tratamento pode envolver pessoas próximas e também outros profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, neurologistas e psiquiatras.

Para que ocorra a aprendizagem, é essencial estar em equilíbrio entre seu estado psicológico e de saúde, pois quando um desses aspectos estão prejudicados, impacta diretamente na aprendizagem.

Conheça a Psicopedagoga que desenvolve seu trabalho na Harmonie Instituto: 

Ana Paula Caterino – Psicopedagoga, Clínica, Institucional e Hospitalar – CBO 2394/25

Ana Paula realiza avaliações psicopedagógicas e também sessões para atendimentos clínicos em crianças, adolescentes e adultos. Além disso, aqui na Harmonie Instituto, a psicopedagoga é coordenadora em grupos de supervisão para outros psicopedagogos. Sobre sua formação, Ana Paula é Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pesquisadora do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da (UPM). Também é professora em curso de Pós-graduação em Psicopedagogia. Ministra cursos e palestras. Co-fundadora da Potencial Cerebral.

Para agendar consulta inicial com a Psicóloga, entre em contato (11) 3492-3278 / Whatsapp: https://goo.gl/X4yJm

Estamos à disposição para maiores informações,

Atenciosamente,

Equipe Harmonie Instituto

Categorias: Destaques

Posts Relacionados

Destaques

Neuropsicologia

Você sabia que muitos psicólogos são especialistas em Neuropsicologia? Você já ouviu falar sobre Avaliação Neuropsicológica? Queremos aqui explicar sobre o trabalho desse especialista, sobre o que é, quais são os motivos para realizar a Leia mais…

Destaques

Viva de Psicologia

Conheça o projeto Viva de Psicologia pensado exclusivamente para Psicólogos e Estudantes de Psicologia! Viva de Psicologia é um projeto real feito por pessoas que diariamente realizam atividades dentro da psicologia, e você pode fazer Leia mais…

Destaques

Recolocação Profissional

  Um Processo Humanizado UM OLHAR DIFERENTE… Os profissionais que desejam fazer transição de carreira ou estão buscando recolocação no mercado, muitas vezes se deparam com um cenário sem perspectivas. Os diferenciais deste processo de Leia mais…