“Alice perguntou: Gato… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde, ir qualquer caminho serve.”

(Alice no País das Maravilhas)

O ano está terminando e é nesta época que surgem aquelas dúvidas e angústias: “Quanto dos meus objetivos eu consegui conquistar? Quanto ainda falta?”

Sabemos que é importante ter o hábito de planejar uma viagem ou a compra de um bem, por que não fazer o mesmo com a nossa carreira profissional?

É muito comum abandonarmos nossos objetivos antes mesmo de começá-los ou no início da execução das ações, muitas vezes por erro de planejamento ou pela falta dele.

Se um planejamento, mesmo que mínimo, aumenta as chances de atingirmos nossos objetivos, por que não planejar de forma organizada as nossas metas? E, mais do que isso, por que não focar nossos esforços de forma assertiva, com a ajuda de um especialista?
O processo de Coaching de Carreira apoia o profissional, tanto em início de carreira, quanto já experiente. Os mais jovens podem descobrir em qual profissão ingressar e os que já possuem vivência e formação, podem dar um novo rumo à sua carreira, através do autoconhecimento e do planejamento de metas.

Desta forma, o trabalho do Coach (como chamamos o consultor que conduz o trabalho) é apoiar o Coachee (como chamamos o cliente) a conhecer seus pontos fortes e os pontos de melhoria. A ideia é, através de um processo com começo, meio e fim, pensar em metas de carreira e nas melhores estratégias para atingi-las, dentro de uma perspectiva realista, mas também focada.

Assim, é possível enxergar de forma clara onde se quer chegar e o que deve ser feito para isso, utilizando como ferramentas as habilidades que a pessoa já possui e identificando os atributos que ainda podem ser desenvolvidos.

Se você sente que a sua vida profissional pode melhorar ou deseja criar novos rumos para a sua carreira, entre em contato conosco e entenda como o Coaching de Carreira pode auxiliar neste processo: bit.ly/VemPraHarmonie.

Texto de Cintia Mion
Psicóloga
CRP 06/62115

Categorias: Blog