Por Ananda Gama | Psicóloga CRP 141500

  1. MANTENHA UMA ROTINA

Quarentena não é férias! É importante definir horários de estudo ou trabalho, assim como de higiene pessoal, alimentação e outras atividades. Dê atenção às atividades básicas, e depois siga para as mais complexas!

Disciplina: é necessária para a qualidade do seu tempo!

2. CANTINHO DO SABER

Ainda que muitas pessoas não tenham em casa o melhor espaço para trabalhar, é super importante ter um lugar de conforto e silêncio nesses dias. Para isso, faça combinados com sua família para evitar distrações!

Comunicação: é uma chave essencial para nosso bem estar.

3. CUIDADO COM SAÚDE FÍSICA

A prática de exercícios físicos pode ser um antidepressivo natural, quando combinado com uma alimentação saudável e sono adequado. Afinal, corpo e mente estão muito conectados, então não deixe de movimentá-lo!

Vida saudável: é uma escolha diária em todas as áreas.

4. DESCANSO X DISTRAÇÃO

Com o excesso de tempo, é possível que distrações tomem conta, como séries ou uso excessivo de redes sociais. Valorize o tempo para descansar, mas estabeleça prioridades na rotina e cuidado com procrastinação!

Foco: é um resultado de nossas prioridades.

5. RELACIONE-SE

Isolamento físico não quer dizer isolamento social! Você pode conversar (e até jogar) com seus amigos por meio de videochamadas, participar de grupos online, dentro outros. Inove!

Estar perto: não depende só de presença física

6. APRENDENDO SEMPRE

Nesse período, muitas plataformas virtuais liberaram cursos gratuitos, como Udemy, FGV, USP, SENAI, e outros. Que tal usar esse tempo para se atualizar profissionalmente ou mesmo tirar projetos da gaveta e colocar em prática?

Redescobrir: novos jeitos de aprender e viver

7. PRIORIDADES EQUILIBRADAS

A vida não é só responsabilidades! Por isso, é muito valioso ter um tempo de lazer nesse período. Encontre hobbies que te dêem prazer, como dançar, pintar, escrever, se maquiar, enfim: o que vale é te fazer bem!

Desconexão: também é redescobrir e aprender

8. INSTROSPECÇÃO

Não importa o nome que você dá: meditação, relaxamento, oração… Separar um tempo no seu dia para si é muito importante para refletir sobre suas escolhas e sair do piloto automático da rotina e das preocupações.

Respirar: não é só uma ação, é uma necessidade.

9. SOMENTE O NECESSÁRIO

Como já dizia Mogli, o extraordinário é demais! Evite o excesso de notícias e informações repetitivas, isso aumenta nossa ansiedade. Filtre os conteúdos, cuide da sua mente, e lembre-se: não podemos controlar tudo, mas fazer nossa parte é essencial.

Limites: ajudam no equilíbrio e reduzem ansiedade.

10. JUNTOS SOMOS MELHORES

Sua individualidade é importante, mas neste momento a dimensão coletiva não pode ser ignorada. É tempo de exercitar regras de convívio familiares, apoio mútuo e olhar para o outro com mais paciência e amor.

Empatia: é essencial para lidar com crises, juntos.

Gostou? Compartilhe!

Texto de Amanda Sierra Gama – CRP 06/114500 | Psicóloga e Orientadora Profissional (11) 96125-1207

Categorias: BlogDestaques